quarta-feira, 1 de junho de 2011

O que é superdotação, altas habilidades?

A superdotação pelo olhar da ciência
(Ênfase nas habilidades psicomotoras)
As habilidades em pessoas famosas apresentadas pela mídia, sejam elas precoces, prodígios ou gênios, e outros com habilidades e potenciais menos aparentes, podem ser enquadradas em um termo mais amplo, que é altas habilidades/superdotação. Alencar e Fleith (2001) ressaltam que a superdotação pode se dar em diversas áreas do conhecimento humano (intelectual, social, artística etc.), num continuum de habilidades, em pessoas com diferentes graus de talento, motivação e conhecimento. Assim, enquanto algumas pessoas demonstram um talento significativamente superior à população geral em algum campo, outras demonstram um talento menor, neste mesmo continuum de habilidades, mas o suficiente para destacá-las ao serem comparadas com a população geral (Virgolim, 1997).

DEFINIÇÃO BRASILEIRA
A definição brasileira atual considera os educandos com altas habilidades/superdotação aqueles que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes (Brasil, 2001,Art. 5º, III). Essa definição ressalta duas características marcantes da superdotação, que são a rapidez de aprendizagem e a facilidade com
que estes indivíduos se engajam em sua área de interesse.Também, completa a apresentada pelas Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/superdotação e talentos (Brasil, 1995), que foi construída a partir do referencial teórico apresentada por Sidney Marland no relatório oficial da Comissão de Educação ao congresso americano em 1971 e posteriormente integrado na definição brasileira. Permitiu, asim, que a superdotação ultrapassasse a tradicional visão acadêmica para ser entendida em uma perspectiva mais plural. Essa definição postula que as pessoas com altas habilidades/superdotação são os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:

a) Capacidade Intelectual Geral - Envolve rapidez de pensamento, compreensão e memória elevadas, capacidade de pensamento abstrato, curiosidade intelectual, poder excepcional de observação;

b) Aptidão Acadêmica Específica – Envolve atenção, concentração, motivação por disciplinas acadêmicas do seu interesse, capacidade de produção acadêmica, alta pontuação em testes acadêmicos e desempenho excepcional na escola;

c) Pensamento Criativo ou Produtivo
– Refere-se à originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes;

d) Capacidade de Liderança – Refere-se à sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo, habilidade de desenvolver uma interação produtiva com os demais;

e) Talento Especial para Artes – Envolve alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas (por exemplo, facilidade para expressar idéias visualmente; sensibilidade ao ritmo musical; facilidade em usar gestos e expressão facial para comunicar sentimentos);

f ) Capacidade PsicomotoraRefere-se ao desempenho superior em esportes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.

Esta definição é vantajosa, uma vez que chama a atenção para importantes aspectos, como:
(a) a pluralidade de áreas do conhecimento humano em que uma pessoa possa se destacar, não se limitando à tradicional visão acadêmica da superdotação;
(b) o entendimento de que as altas habilidades se relacionam tanto com o desempenho
demonstrado quanto com a potencialidade em vir a demonstrar um notável desempenho;
e (c) a percepção de que a superdotação se modifica no decurso do desenvolvimento
do indivíduo.




Vou ser mais específica e ir diretamente a minha área de conhecimento:

A superdotação quanto a Capacidade Psicomotora:

HABILIDADES PSICOMOTORAS:

EDSON ARANTES DO NASCIMENTO – PELÉ
Edson Arantes do Nascimento (1940 – atual), mais conhecido como Pelé, é considerado
o maior jogador da história do futebol e o mais famoso. Recebeu o título de Atleta do Século de
todos os esportes em 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe, superando outras lendas do esporte como Juan Manuel Fangio e Mohammed Ali. No fi nal de 1999, o Comité Olímpico Internacional – COI, por meio de uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o Atleta do Século.
Ainda criança, Edson manifestou a vontade de ser jogador de futebol. A alcunha “Pelé”, que o identifi cava como o maior goleador de todos os tempos, teve origem num goleiro de nome “Bilé”, a quem o menino admirava. Com dez anos ingressou no time infanto-juvenil, o Canto do Rio, cuja idade mínima para participar era de 13 anos elogo depois, estimulado pelo pai, montou o seu próprio time: Sete de Setembro. Sua percepção total do jogo sempre o caracterizou e permitiu saber o que fazer com a bola em qualquer instante. Pelé apresentava força, resistência, flexibilidade corporal, coragem e o controle total do toque na bola. “Pensa, decide e executa” foi o lema que aprendeu com seu pai, Dondinho.
Em qualquer parte do planeta suas qualidades como esportista e ser humano são reconhecidas por aficionados do futebol, entre eles reis, príncipes, chefes de estado e até o Papa. Em 1994 – 36 anos depois de conquistar pelo Brasil a primeira de suas três Copas do Mundo, na Suécia em 1958 –, o “Rei”foi ratificado por todo o continente europeu como o melhor jogador da história do futebol. Dele, disse o escritor Nelson Rodrigues: “Dir-se-ia um rei (...) sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor”, numa crônica profética publicada na revista Manchete Esportiva, em 8 de março de 1958. Na Copa da Suécia, Pelé deslumbrou o mundo com apenas 17 anos e passou a ser chamado de o Rei do Futebol. Pelé levou o Brasil a ser conhecido e respeitado – pelo menos no futebol. A Era Pelé se traduziu em um tricampeonato mundial de futebol e na posse definitiva da Taça Jules Rimet. O “Rei” jogou 114 partidas e marcou 95 gols com a camisa amarela. Nas quatro Copas do Mundo que disputou, nas inúmeras excursões do Santos e na sua temporada pelo Cosmos, de Nova York, Pelé granjeou um número incontável de admiradores. De gente simples e anônima a artistas como Robert Redford e William Hurt, chefes-de-estado como Mikhail Gorbatchóv e Bill Clinton, papas, reis e rainhas. Todos eles prestaram suas homenagens ao Rei Pelé. São muitas as qualidades de Pelé que o elevam à categoria de superdotado por suas habilidades psicomotoras especiais. Ressaltamos aqui sua habilidade de perceber o campo em sua totalidade, assim como de perceber a exata colocação de cada jogador em um determinado momento da partida, o que lhe possibilitava estar freqüentemente no lugar certo no momento certo. Sua rapidez de raciocínio em campo, a invenção de dribles que até então não eram comuns, jogadas inesperadas e espetaculares que surpreendiam o adversário e passes corretos e calculados para seus colegas em campo o permitiram marcar mais de 1200 gols em 50 anos de carreira. Além disso, em uma época em que a técnica estava ainda em seus primórdios, Pelé já se destacava pela sua disciplina, preparação física e ética em campo, direcionando seu comportamento para os objetivos que estipulou para si enquanto jogador. Neste sentido, tanto na área dos esportes, quanto na acadêmica, na artística ou em qualquer área da expressão do saber humano, somam-se qualidades importantíssimas para que o indivíduo atinja a excelência que "O REI PELÉ"alcançou.




Bibliografia:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
Esplanada dos Ministérios - Bloco “L” 6º andar CEP: 70.047-900
seesp@mec.gov.br - naahs.seesp@mec.gov.br - www.mec.gov.br


Professora: Valdinéia Lopes de Oliveira
Esp em Treinamento Desportivo
DHFK-Universidade de Leipzig–Alemanha
Graduada em EDUCAÇÃO FÍSICA - FIFASUL
Campo Grande, MS - BRASIL
67 99815840 / 92975691
Curriculum
Twitter: @vallopes111
MSN: valhandebol@hotmail.com
Facebook: Val Lopes
blog: http://vallopes11.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário